quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Maior lição do mestre Ivanchuck

Amigos,

O Grand Slam de Xadrez realizado semana passada em São Paulo, foi sem dúvida o maior evento de xadrez já realizado no Brasil (que me desculpem sobre os Interzonais de 1973 e 1979 no Rio de Janeiro e as taças Cidade de São Paulo em 1978, 1979 e 1980 - esta última com a presença de Victor Korchnoi).
Desta vez, tive que reprimir meus sentimentos, não fui ao parque do Ibirapuera! Nem sempre podemos realizar todos os nossos sonhos ... mas torço para que no ano que vem, a prefeitura de São Paulo e a cidade de Bilbao presenteiem novamente os enxadristas brasileiros (e por que não, sulamericanos) com este vultuoso evento!
Ouvi pela internet os comentários do GM Gilberto Milos e do simpaticíssimo Leontxo Garcia. Leontxo, em entrevista para a "RTVE Espanha" (não deixem de ouvir esta entrevista, muito boa), noticiou o grande público que se apresentou para prestigiar o evento e a excelente divulgação da mídia. Em seus comentários, diz para que os espanhóis visitem o Brasil, de leste a oeste, de norte a sul, pois se trata de um lindo país!! Comentou também das desigualdades sociais, como infelizmente ocorrem em toda a América Latina, e que no Brasil diminuíram com o governo de FHC e principalmente de Lula! E que São Paulo é a segunda cidade do mundo com maior tráfego de helicópteros, e que os ricos vão às compras em Shoppings que tenham heliportos ... A visita do GM espanhol Paco-Vallejo a uma escola pobre na periferia de São Paulo, a convite do prefeito Kassab, levou palavras que emocionaram até os organizadores. Crianças que não tem video-games, computadores e outros eletrônicos em casa, se sentem motivadas a irem à escola pela possibilidade, entre outras, de ter aulas de xadrez.

A primeira fase do torneio foi vencida com brilhantismo pelo ucraniano Vassily Ivanchuck. Que lutador criativo! Avoado, mas um gênio!
O ponto baixo veio depois de encerrado o evento: Ivanchuck e sua esposa foram roubados a 20 metros da porta do hotel em que estavam hospedados, quando se dirigiam para pegar um táxi que os levaria para o aeroporto.
Felizmente, poucas coisas importantes ou valiosas foram levadas. Eis as palavras geniais do Chuck, para Chess Vibes, que me fizeram admirá-lo ainda mais e que me fizeram desejar o seu sucesso em Bilbao - serei seu fã daqui pra frente:


"
The most valuable thing for me was my chess set, not in terms of money but in terms of some sort of… I’ve used that chess set for many, many years. I’ve even got a wish: perhaps that chess set can somehow fall into the hands of an intelligent child, and thanks to some sort of magical properties it’ll help that child to become a famous chess player.
 "

"A coisa mais valiosa para mim era o meu jogo de peças, não em termos de dinheiro, porém em termos de sorte ... eu usei estas peças durante muitos, muitos anos. Eu espero talvez estas peças possam cair nas mãos de uma criança inteligente, que leve a ela as propriedades mágicas que me ajudou desde criança a me tornar um famoso jogador de xadrez".

Boa sorte, Chuck!

3 comentários:

  1. Complementando a informação da visita do espanhol a um CEU de São Paulo, ele foi inaugurar o 6º Clube de Xadrez da Rede Municipal de Ensino. Lembrando que o CEU é um complexo de Educação, Esportes e Cultural para alunos e comunidade.

    Um abraço, Sandra

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Sandra! Foi uma inauguração inesquecível para todos nós! Parabéns ao Xadrez Movimento Educativo e a PMSP.

    ResponderExcluir
  3. Certamente é uma honra a todo o Povo Brasileiro ter um evento enxadrístico deste porte,já que prevalece a cultura do Futebol.

    ResponderExcluir